Agressão em humanos: causas, diagnóstico e tratamento

O artigo considera as causas da agressão, fornece recomendações sobre diagnóstico e tratamento dessa condição em adultos e crianças. Aprenda a lidar com a agressão e preservar sua saúde e equilíbrio mental.

Em nosso mundo, juntamente com relacionamentos positivos, há outro comportamento lateral – agressivo. Em pessoas saudáveis, demonstrações aleatórias de agressão são extremamente raras. No entanto, existem categorias de pessoas que sofrem de um excesso de agressão, que constantemente restringem ou pelo contrário, leva a ações inadequadas. Esse problema pode ser tratado por especialistas em clínicas psiquiátricas, o principal é reconhecer o problema o mais cedo possível.

A agressão é uma manifestação do estado inquieto de uma pessoa, causado por vários fatores e levando a violência, conflitos, comportamentos de risco, ameaças e estresse emocional. É um distúrbio psicológico complexo e multidimensional que limita severamente a vida de uma pessoa. É por isso que é importante não atrasar uma visita a um especialista.

As manifestações de agressão podem variar de pessoa para pessoa, mas ainda existem certos sinais que nos permitem suspeitar que uma pessoa sofra de agressão excessiva. Se você usa violência contra si mesmo, outros ou animais de estimação, geralmente insulta os outros e, em geral, você está sempre tenso e com raiva, é hora de pensar em procurar ajuda.

Agressão: causas, diagnóstico e tratamento

Agressão: causas, diagnóstico e tratamento

Causas de agressão

O comportamento agressivo pode ser causado por diferentes fatores. É necessário prestar atenção a essas causas como:

  • Fatores biológicos (sistema nervoso, equilíbrio hormonal, etc.);
  • Fatores psicológicos (necessidade de controle, estresse, experiências negativas).

Além disso, o comportamento agressivo pode estar associado à presença de certas doenças mentais, como psicopatia ou distúrbios do espectro do autismo.

Você passa por um diagnóstico abrangente (chec k-up) de todo o corpo?

Diagnóstico de agressão

Uma variedade de métodos é usada para diagnosticar comportamento agressivo, incluindo testes, questionários e observação do comportamento. É importante ter em mente que a agressão pode ser normal e patológica; portanto, é necessário estabelecer em que contexto o fenômeno ocorre e quão diferente é do comportamento humano típico.

Tratamento da agressão

O tratamento eficaz da agressão inclui métodos psicoterapêuticos e terapia medicamentosa. Várias abordagens são usadas na psicoterapia, incluindo terapia cognitivo-comportamental, treinamento em gerenciamento de emoções, técnicas de relaxamento etc.

A terapia medicamentosa pode ser prescrita se o comportamento agressivo for causado por distúrbios no sistema nervoso ou equilíbrio hormonal. No entanto, dev e-se notar que qualquer medicamento deve ser prescrito apenas por um especialista e ser supervisionado.

Agressão: o que é?

A agressão é um comportamento destinado a prejudicar outra pessoa ou o meio ambiente. Pode se manifestar como agressão física ou verbal, bem como agressão passiva, como ignorar e negligenciar. O comportamento agressivo pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo a presença de conflito, experimentando estresse, doenças e problemas de saúde mental e más condições de vida e educação.

A agressão pode ser intencional ou não intencional. Algumas pessoas vêem o comportamento agressivo como uma maneira de proteger seus interesses e direitos, enquanto para outros pode ser uma manifestação de insegurança ou uma resposta inadequada ao estresse. Independentemente disso, a maioria das pessoas reconhece que o comportamento agressivo não é uma maneira eficaz de resolver conflitos e pode ter consequências negativas, incluindo a perda de amigos e a possibilidade de limitar a liberdade de alguém.

  1. A agressão física é a violência destinada a danos corporais a outra pessoa.
  2. A agressão verbal é ridículo, humilhação, insultos e linguagem rude direcionada a outra pessoa.
  3. A agressão passiva é exibição de insegurança, recusa em se comunicar e exibições de raiva e negligência.

Causas de agressão

A agressão é uma manifestação negativa da psique humana, que se manifesta nas intenções direcionadas ao vizinho a prejudic á-lo ou destru í-lo. Na busca por causas de comportamento agressivo, os cientistas identificaram vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de comportamentos agressivos.

Fatores genéticos:

  • Hereditariedade;
  • Características físicas.

Os genes podem influenciar bastante o comportamento humano, contribuindo para o desenvolvimento da agressão. No entanto, é importante perceber que os genes são apenas um dos muitos fatores que influenciam a formação de personalidade

Fatores sociais:

  • Educação;
  • Habitat;
  • Estilo de vida.

Os fatores sociais também são importantes para moldar a personalidade e o comportamento de uma pessoa. Por exemplo, um ambiente de vida desfavorável, circunstâncias familiares adversas e a influência de jogos agressivos de computador e programas de televisão podem aumentar a probabilidade de desenvolver comportamentos agressivos.

Fatores psicológicos:

  • Estresse;
  • Traumas anteriores;
  • Problemas mentais.

Fatores psicológicos também podem contribuir para o desenvolvimento da agressão. Por exemplo, situações estressantes constantes, trauma passado e presença de transtornos mentais podem afetar o humor e o comportamento de uma pessoa, tornand o-a propensa a comportamentos agressivos.

Fatores genéticos e seu papel em causar comportamento agressivo

Como mostra a pesquisa, fatores genéticos podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento de comportamentos agressivos. A hereditariedade pode afetar o comportamento em vários níveis – no nível de genes, estrutura cerebral ou função. Por exemplo, algumas pessoas podem ter mudanças nos genes responsáveis por regular os processos relacionados à emoção e ao estresse. Essas mudanças podem causar uma maior propensão ao comportamento agressivo em resposta a situações estressantes.

No entanto, dev e-se notar que a predisposição genética não é a única causa de comportamento agressivo e não garante sua ocorrência. Fatores ambientais como educação, situação familiar e normas culturais também podem influenciar a formação desse comportamento.

O diagnóstico é necessário para determinar o papel dos fatores genéticos em um caso específico. Os testes genéticos podem revelar a presença de alterações em genes associados à emoção e regulação do estresse. Dev e-se entender, no entanto, que esses testes não podem fornecer uma resposta completa às causas da agressão e não devem ser considerados como o único método de diagnóstico.

O tratamento eficaz da agressão deve levar em consideração fatores genéticos e ambientais. Em alguns casos, os medicamentos destinados a melhorar a regulação da emoção e reduzir a carga de estresse podem ser usados. Um papel importante também é desempenhado pela psicoterapia destinada a descobrir e entender as causas do comportamento agressivo, além de ensinar estratégias comportamentais adequadas em situações difíceis.

Educação e meio ambiente como fatores de comportamento agressivo

A paternidade é um dos principais fatores que influenciam o comportamento agressivo. As crianças que cresceram num lar abusivo ou que foram vítimas de negligência parental podem expressar as suas emoções através da agressão.

O ambiente também desempenha um papel importante no desenvolvimento do comportamento agressivo. No ambiente escolar, as crianças podem estar expostas a bullying, chantagem e agressões físicas por parte dos colegas. Isso pode levar ao acúmulo de emoções e ao desenvolvimento de comportamento agressivo em resposta a estímulos externos.

  • Para abordar o comportamento agressivo, deve ser mantido um ambiente familiar e escolar saudável e positivo.
  • Os pais devem ensinar seus filhos a administrar suas emoções e ensinar-lhes maneiras construtivas de expressar seus sentimentos.
  • No ambiente escolar, o bullying e a violência entre pares devem ser ativamente abordados e devem ser realizados cursos de gestão de emoções e de gestão de conflitos.

Assim, a educação adequada e o cuidado com o bem-estar psicológico e emocional das crianças ajudarão a prevenir o desenvolvimento de comportamentos agressivos.

Estresse e ansiedade

Estresse e ansiedade são fatores comuns que podem levar ao comportamento agressivo. O estresse ocorre em resposta a fatores internos ou externos que causam a necessidade de adaptação a novas condições.

Ansiedade é a experiência de preocupação e medo sobre o que está acontecendo. A ansiedade excessiva pode levar à deterioração do bem-estar físico e psicológico de uma pessoa, o que pode causar agressões.

Foi observado que altos níveis de estresse e ansiedade em pessoas com risco aumentado de agressão. Alguns estudos sugerem que o comportamento agressivo pode estar associado ao baixo controle sobre as emoções, o que pode ser causado pelo aumento dos níveis de estresse e ansiedade.

O uso de terapias de controle do estresse e da ansiedade, como relaxamento, técnicas de meditação, exercícios respiratórios ou terapia cognitivo-comportamental, pode ser recomendado para tratar agressões relacionadas ao estresse e à ansiedade. Essas técnicas podem ajudar os pacientes a desenvolver habilidades de controle emocional e reduzir os níveis de agressão.

  • CONCLUSÃO: O estresse e a ansiedade podem desempenhar um papel no comportamento agressivo. Várias técnicas, como relaxamento, meditação e terapia cognitivo-comportamental, podem ser usadas para controlar esses fatores.

Causas fisiológicas da agressão

A agressão é um fenômeno complexo que pode ter muitas causas. Entre eles, os fatores fisiológicos se destacam. Por exemplo, os distúrbios cerebrais associados a mudanças nos processos químicos e nos desequilíbrios neurotransmissores podem levar a distúrbios comportamentais e agressão.

Alguns estudos vincularam os níveis elevados de testosterona ao aumento das manifestações de agressão. Além disso, vários fatores como hereditariedade, educação, transtornos mentais e outras doenças podem desempenhar um papel no surgimento da agressão.

Além disso, vários fatores externos, como estresse, experiências negativas, violência e exposição a produtos químicos como álcool e drogas, também podem influenciar o aparecimento da agressão.

É importante perceber que o aumento da agressão pode ter sérias conseqüências, levando a conflitos com outras pessoas e até emergências. É por isso que é importante procurar ajuda de especialistas, caso você ou de um ente querido mostre sinais de aumento da agressão e distúrbios comportamentais.

Diagnóstico de agressão

O diagnóstico de agressão é um estágio significativo para identificar as causas e encontrar tratamentos eficazes para ela. Basei a-se em uma variedade de fatores que podem variar de indivíduo para indivíduo. Os principais sinais de agressão são raiva irracional e desejo de violência.

Para diagnosticar comportamento agressivo, várias técnicas podem ser usadas: questionários, entrevistas, questionários. Eles ajudam a estabelecer a presença ou ausência de agressão e também permitem descrever suas características, como frequência e intensidade da manifestação.

Para realizar um diagnóstico de agressão, é necessário recorrer a profissionais – psicólogos ou psiquiatras. Eles considerarão em detalhes os critérios que descrevem o comportamento do paciente, identificarão fatores que podem causar comportamento agressivo e oferecer métodos de tratamento eficazes.

  • Os principais critérios para comportamentos agressivos que podem ser úteis no diagnóstico são:
    • Frequência de manifestação;
    • Intensidade da manifestação;
    • Formas físicas e verbais de violência;
    • Ambiente;
    • O grau de desconforto subjetivo no paciente.

    Em geral, o diagnóstico de agressão é um estágio importante no tratamento desse distúrbio. Ajuda a determinar as peculiaridades do distúrbio e escolher o caminho mais eficaz no tratamento desse distúrbio psicológico.

    Como você identifica o comportamento agressivo?

    O comportamento agressivo pode se manifestar de muitas maneiras diferentes, e muitos deles podem estar ocultos ou mascarados. No entanto, existem alguns sinais importantes para ajudar a reconhecer a agressão no comportamento de uma pessoa:

    • Violência e agressão a objetos físicos, animais e pessoas
    • Ressentimento persistente e raiva
    • Espontânea e imprevisível ataques de raiva e raiva
    • Controle excessivo, supressão ou domínio, especialmente para outros
    • Reclamando crônico de outros, vida e si mesmo
    • Possíveis convulsões de drogas ou álcool que podem exacerbar o comportamento agressivo

    Se você vir esses sinais em uma pessoa, eles provavelmente estão exibindo comportamentos agressivos. Mas é importante não apenas reconhecer a agressão, mas para entender o que está causando isso. Para fazer isso, vale a pena recorrer a profissionais que podem ajudar a diagnosticar e tratar comportamentos agressivos.

    Diagnóstico de agressão: métodos e sinais

    O diagnóstico de agressão é um processo complexo que pode ser realizado tanto com a ajuda de testes especializados quanto com base na observação do comportamento do paciente. Para diagnosticar comportamento agressivo, é necessário estabelecer a presença de certos sinais.

    Um dos métodos mais comuns de diagnóstico de agressão é o uso de testes psicológicos. Esses testes possibilitam avaliar o grau de agressividade de uma pessoa, determinar a natureza da agressão e identificar fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de comportamentos agressivos.

    Outro método de diagnóstico de agressão é a observação. Médicos e psicólogos podem observar um paciente durante um período de tempo para descobrir o quão agressivo ele é na vida cotidiana e que situações podem desencadear agressão nele.

    Um sinal importante de agressão é a presença de manifestações físicas, como pulso acelerado, pressão alta, aumento da transpiração, etc. Também vale a pena prestar atenção às expressões e gestos faciais, o que pode indicar o acúmulo de emoções agressivas.

    • Testes psicológicos especializados
    • Observação do comportamento do paciente
    Manifestações fisiológicas: pulso acelerado, aumento da pressão
    Mimicia e gesticulação

    Tratamento eficaz da agressão

    Tratamento de medicamentos

    A medicação é usada para reduzir os sintomas de agressão e impedir a recorrência de ataques. O tipo de medicamento e sua dosagem devem ser prescritos por um psiquiatra com base nas necessidades individuais do paciente. Antidepressivos, antipsicóticos e medicamentos que tiram a dureza das emoções são comumente usados.

    Métodos psicológicos

    Os métodos psicológicos são usados para corrigir o comportamento e melhorar a comunicação interpessoal. Esses métodos incluem psicoterapia, treinamento de habilidades sociais, terapia cognitivo-comportamental, biofeedback e outros métodos positivos baseados em psicologia.

    Métodos alternativos

    Existem métodos alternativos que podem ajudar a reduzir o nível de agressão no paciente. Isso inclui ioga, meditação, musicoterapia, aromaterapia, além de exercícios e outras técnicas de relaxamento. Esses métodos podem ser usados além do curso principal do tratamento, mas não podem ser o único método de tratamento.

    Abordagem social

    A abordagem social para o tratamento da agressão envolve a mudança do meio ambiente e a criação de condições que não promoverão reações comportamentais agressivas. Tais métodos incluem treinamento social, regulação do trabalho ou condições de aprendizagem, mudanças nas condições de vida e outras medidas. É importante perceber que uma abordagem social do tratamento complementa tratamentos comuns, mas não pode substitu í-los.

    Quais métodos de tratamento estão disponíveis?

    Existem vários métodos de tratamento usados, dependendo da causa da agressão e de suas manifestações.

    Um dos métodos mais comuns é a psicoterapia. Esse método ajuda o paciente a entender as causas de sua agressão, bem como a encontrar maneiras eficazes de controlar suas reações a várias situações.

    Para alguns pacientes, o tratamento com medicamentos pode ser recomendado. No entanto, antes de tomar qualquer medicamento, é necessário passar por diagnósticos apropriados e obter recomendações de um especialista qualificado.

    Outro método de tratamento é o treinamento de habilidades sociais. Essa abordagem permite que o paciente melhore suas habilidades de comunicação e aprenda a resolver efetivamente conflitos.

    O apoio de outros também é um elemento importante do tratamento. A família e os amigos do paciente podem ajud á-lo a lidar com a agressão, fornecendo apoio e conselhos emocionais.

    • Psicoterapia
    • Medicamento
    • Treinamento de habilidades sociais
    • Apoio de outros

    De qualquer forma, a escolha do método de tratamento deve ser justificada com base nas características individuais do paciente e no diagnóstico médico.

    Tratamento medicamentoso da agressão

    Tratamento medicamentoso da agressão

    Antidepressivos

    Um tipo de tratamento de medicamentos para agressão são os antidepressivos. Eles são usados para reduzir os níveis de ansiedade e alterar o equilíbrio químico dos hormônios no corpo humano. Eles também mostram bons resultados no tratamento de estados depressivos e na redução do comportamento agressivo.

    Neurolépticos

    Outro tipo de medicamento usado no tratamento medicamentoso da agressão são os neurolépticos. Eles são usados para controlar transtornos e doenças mentais associadas ao comportamento agressivo. Os neurolépticos têm um efeito calmante e ajudam a aliviar a agitação em pacientes.

    Ansiolíticos

    A ansiolíticos é um grupo de medicamentos destinados a reduzir a ansiedade e a irritabilidade, o que ajuda a reduzir o comportamento agressivo. Eles são frequentemente usados em combinação com outros medicamentos, como antidepressivos.

    É importante lembrar que o tratamento de medicamentos para agressão só deve ser prescrito por um psiquiatra, que avaliará as indicações e escolherá o melhor curso de tratamento. Também deve ser levado em consideração que os medicamentos podem causar efeitos colaterais, portanto, o acompanhamento regular com um médico é obrigatório no processo de tratamento.

    Psicoterapia como uma maneira eficaz de combater a agressão

    O que é agressão?

    O que é agressão?

    A agressão é uma reação às situações de conflito nas quais uma pessoa sente que sua segurança ou dignidade está ameaçada. Frustração, tensão e estresse persistentes podem levar à expressão de reações agressivas na forma de raiva, violência ou comportamento destrutivo.

    Como a psicoterapia pode ajudar?

    A psicoterapia é uma maneira eficaz de lidar com a agressão. Pode ajudar uma pessoa a entender as causas de sua agressão, aprender a controlar suas emoções e tomar decisões apropriadas em situações difíceis.

    Quais métodos de psicoterapia são usados para tratar a agressão?

    Os psicoterapeutas podem usar uma variedade de métodos para tratar o comportamento agressivo, incluindo terapia cognitivo-comportamental, terapia psicodinâmica e terapia em grupo. É importante escolher o método apropriado, dependendo das características individuais do paciente.

    Conclusão

    A psicoterapia é uma ferramenta eficaz para lidar com a agressão. Ajuda uma pessoa a entender seu comportamento, aprender a controlar suas emoções e tomar decisões adequadas em situações difíceis. É importante escolher o método certo de psicoterapia, dependendo das características individuais da pessoa.

    Arteterapia como uma maneira de reduzir a agressão

    A arteterapia é um método eficaz na luta contra a agressão. Este método é baseado no uso do processo criativo para atingir objetivos psicológicos. A art e-terapia permite que você expresse suas emoções e sentimentos através de desenhos, modelagem, dança, música e outras atividades criativas.

    Durante as sessões de arte-terapia, os pacientes aprendem a revelar seus sentimentos internos e emoções negativas, encontram maneiras de superá-las e atingir um novo nível de autoconsciência. Através do uso de cartões de mídia e outros materiais, os métodos de art e-terapia podem produzir efeitos suaves na mente e no corpo.

    A arteterapia pode ser adequada para todas as faixas etárias, incluindo crianças, adultos e idosos. O método é geralmente bem considerado e pode desempenhar um papel importante na aliviação de várias formas de agressão, como agressão excessiva, depressão maníaca e outras formas associadas à violência.

    Importância do apoio ambiental

    O surgimento de comportamento agressivo em humanos pode ser causado por vários fatores, incluindo hereditariedade, problemas psicológicos e trauma passado. Vários estudos também apontam para a influência do meio ambiente em nossa tendência à agressão e de nossas formas de responder a situações estressantes.

    Portanto, ao lidar com pessoas propensas a agressão, é importante criar um ambiente de apoio. Isso pode incluir relacionamentos interpessoais positivos, acesso a um tratamento psicoterapêutico eficaz e viver em uma comunidade que apóia uma cultura de criatividade e cooperação.

    Também é importante fornecer acesso a programas de treinamento que ajudam a aprender a melhorar o autocontrole e o gerenciamento de emoções. Às vezes, a agressão é causada por ma l-entendidos, por isso é melhor aprender habilidades de comunicação para encontrar uma maneira de sair das situações de conflito.

    Assim, um ambiente de apoio é a pedra angular no tratamento eficaz do comportamento agressivo. Desenvolver empatia, incentivar a proatividade e ajudar a adquirir habilidades de gerenciamento de emoções devem ser prioridades para criar esse ambiente.

    Vídeo sobre o assunto:

    Q & amp; A:

    O que é agressão?

    A agressão é uma ação que se refere a atacar outra pessoa ou animal ou destruir objetos materiais.

    Quais são as causas da agressão?

    As causas da agressão podem ser diferentes: psicológico, biológico, social, educacional. Por exemplo, estresse, violência doméstica, disfunções cerebrais, álcool e drogas, falta de atenção, etc.

    Quais diagnósticos são realizados para detectar agressão?

    Os diagnósticos incluem testes psicológicos, exames neurológicos, análise de dados médicos, observações de padrões de comportamento e entrevistas com a pessoa e as pessoas ao seu redor.

    Existem medicamentos para agressão?

    Sim, às vezes medicamentos como antidepressivos, antipsicóticos, sedativos etc. podem ser usados para controlar a agressão. No entanto, eles devem ser seguidos sob o conselho de um médico e sob sua supervisão.

    Quais são os métodos disponíveis para o tratamento eficaz da agressão?

    Existem vários métodos de tratamento, como psicoterapia, programas educacionais, técnicas comportamentais, hipnose, terapia familiar, exercício etc. Qual método de uso depende da situação específica e do tipo de agressão.

    O comportamento agressivo pode ser herdado?

    Sim, existe uma teoria de que algumas pessoas podem ser mais propensas a comportamentos agressivos devido a fatores hereditários. No entanto, a hereditariedade não é a única causa de agressão, e a herança não garante que uma pessoa seja agressiva.

    Como lidar com a agressão na família?

    Lidar com a agressão na família pode ser ajudado consultando um psicólogo e usando técnicas de comunicação e gerenciamento de conflitos. Também é importante estabelecer limites na comunicação, evitar a violência e aprender a confiar um no outro.

    Um animal de estimação pode causar agressão?

    Sim, há casos em que um animal de estimação pode causar agressão. Por exemplo, se o animal lutar pelo território, mostra um comportamento agressivo em relação às pessoas, não está satisfeito com suas necessidades. Nesse caso, um veterinário e um comportamentalista animal devem ser consultados.

    Prevenção de agressão

    A agressão é um mecanismo comportamental complexo que pode ter causas genéticas e sociais. No entanto, não se deve esquecer que a agressão pode ser evitada e certas medidas devem ser tomadas para faz ê-lo.

    Paternidade: Para impedir a agressão em uma criança, é importante criar a criança em um ambiente amoroso e carinhoso. Os pais devem ensinar a criança a controlar suas emoções e se comunicar com elas como iguais e ser um exemplo para elas.

    Bom exemplo da sociedade: é importante não apenas criar crianças da família, mas também criar um ambiente favorável na sociedade. É necessário combater a violência, promover a tolerância e o respeito pelos outros.

    Gerenciamento eficaz do estresse: o estresse é uma das causas mais comuns de agressão. Portanto, para evitar agressões, é necessário aprender a gerenciar efetivamente as reações de estresse de alguém. Isso pode ser feito praticando técnicas de relaxamento, praticando esportes, envolvendo hobbies e ouvindo música.

    Diagnóstico e tratamento oportunos: se você ou seu filho mostrar sinais de comportamento agressivo, é importante ver um profissional para diagnóstico e tratamento oportunos. O tratamento pode incluir terapia cognitiv o-comportamental, psicoterapia e/ou medicação.

    Apoio e incentivo: é importante lembrar que, se você ou seu filho tiver um problema com a agressão, não é apenas importante obter tratamento, mas também obter apoio e incentivo da família e dos amigos.

    Como posso impedir a agressão em mim e no meu ambiente?

    A agressão pode ocorrer por muitos motivos e, para evit á-la em si mesmo e no seu ambiente, você precisa prestar atenção a vários fatores.

    • Comunicação: É importante aprender a se comunicar efetivamente com os outros. É melhor evitar acusações e insultos, mesmo em situações que parecem tão irritantes e buscando resolver a situação em vez de fazer alguém se sentir mal.
    • Gerenciamento de emoções: A melhor maneira de controlar sua agressão é aprender a gerenciar suas emoções. Reconheça seus sentimentos e tente se concentrar em algo que o ajudará a se acalmar, como respiração profunda ou meditação.
    • Redução do estresse: O estresse pode ser uma das causas da agressão. O principal é evitar situações que causam estresse e tente planejar o seu dia, para que haja tempo suficiente para o trabalho e o descanso.
    • Ajudar os outros: ajudar os necessitados e ser atencioso e discreto é uma maneira de reduzir o comportamento agressivo ao seu redor e incentivar outras pessoas a agirem com gentileza.

    Se você continuar a ter problemas com agressão, converse com um especialista real nesta área para obter mais dicas sobre como gerenciar sua agressão.