Enteropatia diabética: sintomas, diagnóstico e tratamento

A enteropatia diabética é uma complicação do diabetes que leva à digestão e absorção prejudicadas de nutrientes. Conheça as causas, sintomas e tratamento desta doença em nosso site.

A enteropatia diabética é uma condição que afeta negativamente a função intestinal em pessoas com diabetes. Abrange diferentes tipos de distúrbios que podem causar sintomas como diarreia, prisão de ventre, náuseas e vômitos.

Embora a enteropatia diabética não seja o problema mais comum entre as pessoas com diabetes, ainda tem um efeito negativo significativo na vida dos pacientes. Este artigo fornece um guia completo sobre enteropatia diabética, incluindo sintomas, causas e tratamento.

Você aprenderá o que causa a enteropatia diabética, quais são seus sintomas e como pode ser tratada. Também cobriremos mudanças apropriadas no estilo de vida e medicamentos para ajudar a reduzir os sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

Contents
  1. Enteropatia diabética: o guia completo
  2. O que é enteropatia diabética?
  3. Causas da enteropatia diabética
  4. Sintomas de enteropatia diabética
  5. Diagnóstico de enteropatia diabética
  6. Tratamento da enteropatia diabética
  7. Prevenção da enteropatia diabética
  8. O que é enteropatia diabética
  9. Causas da enteropatia diabética
  10. Como a enteropatia diabética se manifesta
  11. Diagnóstico de enteropatia diabética
  12. Tratamento da enteropatia diabética
  13. Medicamentos para enteropatia diabética
  14. 1. Medicamentos que melhoram o peristaltismo intestinal
  15. 2. Drogas que reduzem os níveis de glicose no sangue
  16. 3. Probióticos e medicamentos para aumentar imune
  17. 4. Drogas combinadas
  18. Dieta em enteropatia diabética
  19. Maneiras de aliviar os sintomas da enteropatia diabética
  20. Prevenção da enteropatia diabética
  21. Monitore os níveis de glicose no sangue
  22. Siga um estilo de vida saudável
  23. Tratar diabetes e outras doenças em tempo hábil
  24. Manter a saúde intestinal
  25. A importância de controlar o diabetes mellitus
  26. Quem sofre de enteropatia diabética?
  27. Conselhos úteis de médicos em enteropatia diabética
  28. Suplementos biologicamente ativos: há algum benefício deles na enteropatia diabética?
  29. Vídeo sobre o assunto:
  30. Q & amp; A:
  31. O que é enteropatia diabética?
  32. Quais sintomas acompanham a enteropatia diabética?
  33. Com que frequência a enteropatia diabética ocorre?
  34. Quais são as causas da enteropatia diabética?
  35. Como a enteropatia diabética é diagnosticada?
  36. A enteropatia diabética pode ser curada?
  37. A enteropatia diabética pode ser impedida?
  38. Pode haver complicações com enteropatia diabética?
  39. Como a enteropatia diabética está relacionada a outras doenças
  40. Complicações da enteropatia diabética
  41. Obstrução intestinal
  42. Hipoglicemia
  43. Processos inflamatórios
  44. Deficiência de vitaminas e micronutrientes
  45. Síndrome do intestino irritável

Enteropatia diabética: o guia completo

Enteropatia diabética: o guia completo

O que é enteropatia diabética?

A enteropatia diabética é uma complicação do diabetes que afeta os intestinos. Pode causar vários problemas digestivos, como diarreia, prisão de ventre, náuseas e dores abdominais.

Causas da enteropatia diabética

A causa da enteropatia diabética não é clara, mas acredita-se que danos aos nervos e vasos sanguíneos do intestino prejudiquem a função intestinal.

Sintomas de enteropatia diabética

Sintomas de enteropatia diabética

Os sintomas da enteropatia diabética podem incluir diarreia, prisão de ventre, náuseas, vômitos, dor abdominal, diminuição do apetite, perda de peso e gases nos intestinos.

Diagnóstico de enteropatia diabética

O diagnóstico de enteropatia diabética pode incluir um exame de sangue geral, exame gastroenterológico, ultrassonografia abdominal e outros métodos.

Tratamento da enteropatia diabética

O tratamento da enteropatia diabética pode incluir mudanças na dieta, atividade física, medicamentos para melhorar a digestão e controlar os níveis de glicose no sangue. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária.

Prevenção da enteropatia diabética

A prevenção da enteropatia diabética inclui o controle dos níveis de glicose no sangue, alimentação adequada, atividade física, parar de fumar e reduzir o consumo de álcool.

O que é enteropatia diabética

A enteropatia diabética é uma complicação do diabetes que afeta o trato intestinal. Pode afetar diferentes partes do intestino e se manifestar por uma variedade de sintomas.

Nesta doença, a digestão e a absorção de nutrientes são perturbadas, o que pode levar ao aparecimento de distúrbios gastrointestinais. Eles se manifestam na forma de dor abdominal, náusea, vômito e diarréia.

Na enteropatia diabética, pode haver alterações na estrutura e função das paredes intestinais, o que reduz sua elasticidade e leva à baixa contratilidade da musculatura intestinal. Como resultado, existem problemas com o peristaltismo intestinal e suas contrações, o que impede a remoção oportuna de alimentos não digeridos do corpo.

A enteropatia diabética é uma condição crônica que pode progredir com tratamento inadequado. Antes de iniciar o tratamento, é necessário passar por exames médicos regulares e consultas com especialistas para determinar a gravidade da doença e escolher os métodos de tratamento mais eficazes.

Causas da enteropatia diabética

A enteropatia diabética ocorre em pacientes diabéticos quando os altos níveis de açúcar no sangue danificam os nervos que controlam a função gastrointestinal. As seguintes causas são possíveis:

  • Neuropatia diabética . Os danos aos nervos responsáveis por mover massas alimentares através do intestino fazem com que os alimentos permaneçam no estômago e no intestino, em vez de se mudarem para o próximo compartimento.
  • Microangiopatia diabética. Isso é dano aos pequenos vasos sanguíneos, incluindo aqueles que fornecem sangue ao intestino. Se o sangue não atingir áreas como o cólon ou o reto, eles podem receber menos oxigênio e nutrientes e começar a funcionar pior.
  • Problemas imunológicos. Alguns estudos mostram que pacientes diabéticos podem ter uma resposta do sistema imunológico à microflora intestinal, que pode piorar os sintomas da enteropatia diabética.

Em geral, as causas da enteropatia diabética têm uma base subjacente relacionada ao mau funcionamento do corpo do paciente. É importante saber que a enteropatia diabética pode levar a vários problemas e, se você suspeitar de sua presença, consulte um especialista imediatamente.

Como a enteropatia diabética se manifesta

Como a enteropatia diabética se manifesta

A enteropatia diabética se manifesta através de vários sintomas típicos. Primeiro de tudo, os pacientes experimentam desconforto constante no estômago. Eles podem ser incomodados por náusea, vômito, falta de apetite, além de uma sensação de superlotação no estômago, mesmo com uma pequena refeição.

Além disso, a enteropatia é frequentemente acompanhada pela dor abdominal. Eles podem ser agudos e semelhantes ao ataque, além de monótonos e constantes. O paciente também pode experimentar inchaço abdominal, formação de gás e mau hálito.

Na maioria das vezes, a enteropatia diabética se manifesta no fundo do tratamento malsucedido do diabetes. No entanto, a causa de sua aparência pode ser o próprio diabetes, que se torna a causa dos distúrbios digestivos e intestinais.

Prevalência de sintomas de enteropatia diabética: sintomsprevalência

Desconforto no estômago 90%
Dor abdominal 70%
Mal hálito 50%
Inchaço abdominal 60%

Diagnóstico de enteropatia diabética

O diagnóstico de enteropatia diabética geralmente se baseia nas queixas do paciente e no histórico médico, bem como nos testes adicionais.

Um dos primeiros sintomas de enteropatia diabética é a diarréia inexplicável que dura mais de duas semanas e é frequentemente acompanhada por dor e inchaço abdominais. Outros sintomas possíveis podem incluir náusea, vômito, constipação e diminuição do apetite.

Testes adicionais que podem ser necessários incluem testes de fezes para infecção sanguínea e bacteriana, exames de sangue como glicose, colesterol e níveis de hemoglobina A1C e endoscopia e biópsia intestinal.

Seu médico também pode realizar um exame físico do seu abdômen e reto para procurar sinais de desperdício e disfunção intestinal.

IMPORTANTE: Se você notar sintomas de enteropatia diabética, não adie consulte seu médico. A detecção precoce pode ajudar a evitar complicações graves e melhorar a eficácia do tratamento.

Tratamento da enteropatia diabética

A enteropatia diabética é uma doença crônica que requer tratamento a longo prazo e complexo.

Primeiro de tudo, os médicos recomendam os pacientes para controlar o nível de glicose no sangue, o que ajudará a impedir o desenvolvimento de enteropatia. Além disso, é necessário seguir uma dieta especial que exclua produtos que contribuem para a irritação intestinal.

Os principais métodos de tratamento da enteropatia diabética:

  1. Tomar probióticos e medicamentos para melhorar a digestão;
  2. Antibioticoterapia para prevenir complicações infecciosas;
  3. Tratamento de anemia;
  4. Uso de medicamentos que melhoram a microcirculação e a saúde intestinal geral;
  5. Uso de antidepressivos em casos de depressão grave;
  6. Tratamentos fisioterapia, como estimulação elétrica do trato interntestinal;
  7. Tratamento cirúrgico (em casos graves)

É importante entender que o tratamento da enteropatia diabética deve ser complexo e ser individualizado, dependendo da gravidade da doença e das patologias concomitantes.

Dev e-se notar que o encaminhamento oportuno a um médico aumenta significativamente as chances de restaurar a função intestinal e prevenir complicações.

Medicamentos para enteropatia diabética

A enteropatia diabética é uma doença que se manifesta com sintomas associados à função intestinal prejudicada. Existem vários medicamentos que podem ajudar com essa condição.

1. Medicamentos que melhoram o peristaltismo intestinal

Os distúrbios do peristaltismo intestinal são um dos principais sintomas da enteropatia diabética. Medicamentos como metoclopramida e cisaprida são usados para melhorar o tom intestinal e acelerar a digestão.

2. Drogas que reduzem os níveis de glicose no sangue

Níveis elevados de glicose no sangue podem causar enteropatia diabética. Os medicamentos que ajudam a diminuir os níveis de glicose no sangue, como metformina e sulfonilureias, são usados para tratar essa condição.

3. Probióticos e medicamentos para aumentar imune

Na enteropatia diabética, a infecção bacteriana pode ocorrer devido a um sistema imunológico enfraquecido. Probióticos e medicamentos para melhorar imune, como Lactobacillus e Gamma Globulin, são usados para melhorar a saúde e a imunidade intestinal.

4. Drogas combinadas

Alguns medicamentos que contêm vários ingredientes ativos podem ajudar na enteropatia diabética. Por exemplo, o dibicor de medicamentos combinado contém antioxidantes, probióticos e vitaminas que ajudam a melhorar a saúde e a imunidade intestinal.

Dieta em enteropatia diabética

A enteropatia diabética requer uma dieta especial, que ajudará a melhorar a digestão e reduzir a manifestação dos sintomas da doença. É importante considerar não apenas a quantidade de carboidratos, mas também sua qualidade e escolher alimentos com um baixo teor de gordura e colesterol.

O princípio básico da dieta na enteropatia diabética é comer pequenas porções de alimentos 5 a 6 vezes ao dia, em vez das 3 refeições habituais. Além disso, é necessário excluir completamente da dieta produtos que contenham carboidratos de fácil digestão, álcool, fast food e produtos com alto teor de gorduras e açúcar.

É importante aumentar a quantidade de vegetais e frutas na alimentação, preferindo aqueles que contenham muita fibra. Também é recomendado consumir alimentos ricos em proteínas, como peixes, frutos do mar, frango e peru, além de laticínios com baixo teor de gordura.

Deve-se prestar atenção ao conteúdo de fibras solúveis e insolúveis na dieta, pois são úteis para o funcionamento normal do intestino e para reduzir os níveis de glicose no sangue. Para obter fibras suficientes, você deve comer vegetais, frutas, cereais e nozes.

Na elaboração de uma dieta alimentar é importante levar em consideração as características individuais do paciente, a gravidade da doença e a presença de doenças adicionais, por isso é necessário consultar um médico e um nutricionista antes de tomar uma decisão.

Maneiras de aliviar os sintomas da enteropatia diabética

1. Cuidado com a dieta: consuma bastante água rica em eletrólitos, frutas e vegetais. Coma menos carboidratos rápidos, alimentos gordurosos, fritos e doces. Refeições separadas podem ajudar a melhorar a digestão e reduzir o risco de sintomas suspeitos.

2. Mantenha um estilo de vida ativo: faça exercícios, caminhe ao ar livre e faça exercícios. Isso pode acelerar a digestão e melhorar o metabolismo, o que pode ajudar a evitar períodos depressivos e dolorosos.

3. Beba mais de 2 litros de água por dia: pode ajudar a facilitar a digestão e agravar a irritação intestinal. A eficácia da hidratação regular pode ser aumentada adicionando pós eletrolíticos especiais à água.

4. Escolha ajuda profissional: muitas pessoas com enteropatia diabética preferem fazer o seu próprio tratamento e gestão dos sintomas, mas a ajuda profissional fornecida por médicos ou nutricionistas pode oferecer melhores soluções para métodos de tratamento seguros, mas isso não significa que você não possa lidar semeles.

5. Medicamentos confiáveis: Seu médico pode prescrever medicamentos para aliviar os sintomas da enteropatia diabética, como antiespasmódicos ou antidiarreias. Os medicamentos de insulina também podem ser usados para regular os níveis de açúcar no sangue.

  • O mingau de trigo sarraceno é uma excelente refeição duas vezes por semana feita com ingredientes ricos em vitamina B, fibra natural e carboidratos.
  • Produtos para leite azedo – a partir deles, você pode fazer mingau de leite (semolina, aveia) ou puddings kefir com bagas no café da manhã. Isso é útil e promove processos de cicatrização dentro do intestino.
  • Maçãs – colorido, macio, doce ou azedo, maçãs ricas em pectina são as frutas perfeitas para duas ou três vezes por semana.
  • Galinhas e perus são algumas das proteínas mais saudáveis encontradas na carne, além de ferro e zinco.

CUIDADO Este material não é uma recomendação de medicamentos. Consulte seu médico antes de usar qualquer tratamento adicional.

Prevenção da enteropatia diabética

Monitore os níveis de glicose no sangue

Um dos principais meios de prevenção de enteropatia diabética é monitorar os níveis de glicose no sangue. Mantenha sua glicose sob controle, observe sua dieta e não pule os exames médicos regulares.

Siga um estilo de vida saudável

Um estilo de vida saudável tem um efeito positivo na prevenção da enteropatia diabética. Coma direito, evite álcool e tabagismo, exercite e observe as normas higiênicas.

Tratar diabetes e outras doenças em tempo hábil

Se você tiver diabetes ou outras doenças relacionadas, não adie o tratamento para mais tarde. Isso ajudará a impedir o desenvolvimento de enteropatia diabética e outras complicações.

Manter a saúde intestinal

Preste atenção à sua saúde intestinal para impedir o desenvolvimento da enteropatia diabética. Coma uma dieta saudável, coma alimentos ricos em proteínas e fibras e tome probióticos e medicamentos que aumentam imune.

A importância de controlar o diabetes mellitus

Diabetes mellitus é uma doença que pode prejudicar seriamente a saúde de uma pessoa. A principal razão para o desenvolvimento de diabetes são os altos níveis de glicose no sangue. Portanto, é muito importante controlar os níveis de açúcar no sangue e monitorar sua saúde.

Infelizmente, os sintomas do diabetes nem sempre são óbvios e podem não ser perceptíveis. Portanto, é necessário verificar os níveis de açúcar no sangue regularmente para detectar possíveis problemas no tempo e impedir seu desenvolvimento.

O controle do diabetes também envolve dieta adequada, exercícios regulares e uso de medicamentos. Você deve evitar carboidratos simples, como açúcar e pão branco, e aumentar a ingestão de proteínas e carboidratos complexos. Estabelecer um estilo de vida saudável também pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver complicações do diabetes, como a enteropatia diabética.

É importante observar que controlar o diabetes não é apenas um interesse pessoal, mas também uma responsabilidade para com você e seus entes queridos. Portanto, acompanhar sua saúde e seguir as recomendações do seu médico é fundamental para as pessoas com diabetes.

Quem sofre de enteropatia diabética?

A enteropatia diabética é uma das complicações do diabetes, que se manifesta por comprometimento da função do trato gastrointestinal. Esta condição pode se desenvolver em pessoas com qualquer tipo de diabetes: tipo um ou tipo dois.

Principalmente, a enteropatia diabética afeta aqueles que já têm diabetes há muito tempo ou têm um mau controle dos níveis de glicose no sangue. Isso pode se aplicar tanto a pacientes que foram diagnosticados recentemente quanto àqueles que sofrem de diabetes há muito tempo.

Além disso, o risco de desenvolver enteropatia diabética aumenta em pessoas obesas que comem alimentos de má qualidade, não cuidam da dieta e não praticam exercícios. Além disso, a enteropatia diabética pode se desenvolver em pacientes com comorbidades como doença cardiovascular ou doença renal crônica.

Mulheres que desenvolvem diabetes durante a gravidez também correm risco de desenvolver enteropatia diabética.

Em suma, a enteropatia diabética pode ocorrer na maioria dos pacientes diabéticos, especialmente aqueles que sofrem da doença há muito tempo ou que não controlam os níveis de glicose no sangue nem monitoram a dieta. Por isso, é importante cuidar da saúde e fazer exames médicos regulares.

Conselhos úteis de médicos em enteropatia diabética

A enteropatia diabética é uma complicação grave, que é bem tratada com encaminhamento oportuno ao médico. Mas, além do tratamento principal, você deve seguir uma série de recomendações úteis que ajudarão a melhorar o estado do corpo e reduzir a manifestação dos sintomas:

  • Cuidado com sua dieta. Siga uma dieta rica em fibras alimentares, frutas e vegetais. Evite alimentos gordurosos, doces e salgados. Faça pequenas refeições, não coma demais.
  • Monitore o nível de glicose no sangue. Isso ajudará a detectar qualquer anormalidade no tempo e evitar exacerbações.
  • Não abuse de álcool e nicotina. Eles afetam negativamente o estado do corpo.
  • Siga a higiene oral. Isso ajudará a impedir o desenvolvimento de doenças orais e reduzirá a manifestação de sintomas de enteropatia diabética.
  • Ser ativo. O exercício e a atividade física ajudarão a diminuir os níveis de glicose e melhorar o fluxo sanguíneo no intestino.

Seguindo essas recomendações, você pode melhorar sua condição, reduzir as manifestações de enteropatia diabética e evitar complicações. No entanto, é importante lembrar que uma cura completa dessa doença é impossível; portanto, você deve constantemente monitorar sua saúde e passar por exames regulares.

Suplementos biologicamente ativos: há algum benefício deles na enteropatia diabética?

Os suplementos biologicamente ativos (BAAs) são produtos baseados em componentes naturais que podem ter um efeito positivo em nosso corpo. Muitas pessoas que sofrem de enteropatia diabética se perguntam se os suplementos ajudarão em seu tratamento.

Alguns suplementos, como extratos de folhas de groselha ou cranberry, podem atuar como antioxidantes e reduzir a inflamação no intestino, o que pode ser considerado um efeito positivo na enteropatia diabética.

No entanto, ainda não houve pesquisas suficientes para declarar com certeza a eficácia dos suplementos no tratamento da enteropatia diabética. Além disso, os suplementos alimentares podem ter efeitos colaterais ou podem interagir com medicamentos, o que pode piorar sua saúde.

Portanto, se você deseja tomar suplementos alimentares para melhorar sua condição para a enteropatia diabética, definitivamente deve consultar seu médico e garantir que esses suplementos sejam seguros e não interajam com outros medicamentos que você está tomando.

  • Conclusão: Os suplementos alimentares podem ter um efeito positivo no corpo na enteropatia diabética; no entanto, sua eficácia não foi pesquisada suficientemente. É imperativo que você consulte seu médico antes de tomar suplementos para garantir que eles estejam seguros e que não haja interações com outros medicamentos.

Vídeo sobre o assunto:

Q & amp; A:

O que é enteropatia diabética?

A enteropatia diabética é um distúrbio digestivo que se desenvolve em pessoas com diabetes devido a danos às fibras nervosas e vasos sanguíneos que permitem que o intestino funcione. Isso pode levar a problemas com digestão, absorção de nutrientes e geração de energia.

Quais sintomas acompanham a enteropatia diabética?

Os sintomas de enteropatia diabética podem incluir dor abdominal, náusea, vômito, diarréia, constipação, inchaço abdominal e perda de apetite. Todos esses sintomas podem ocorrer em momentos diferentes e em graus variados, dependendo da extensão da enteropatia.

Com que frequência a enteropatia diabética ocorre?

A enteropatia diabética pode ocorrer em qualquer pessoa que tenha diabetes, mas não em todos. A frequência de enteropatia depende do grau de controle glicêmico e da presença de outros fatores de risco. O tratamento avançado pode diminuir o risco de enteropatia e reduzir a gravidade de seus sintomas.

Quais são as causas da enteropatia diabética?

O diabetes danifica os vasos nervosos e sanguíneos no intestino, resultando em diminuição da função motora e retenção de alimentos no trato gastrointestinal, o que por sua vez pode causar dor, vômito, diarréia ou constipação. Além disso, outros sintomas de diabetes, como níveis elevados de glicose no sangue, pressão alta e níveis lipídicos prejudicados se correlacionam de maneira semelhante.

Como a enteropatia diabética é diagnosticada?

O diagnóstico de enteropatia diabética geralmente envolve testes de sangue e fezes para procurar a presença de elementos essenciais ou impurezas. Outros métodos podem incluir exames gastroenterológicos e gástricos ou raios-X. O plano de diagnóstico final depende do histórico médico e dos sintomas do paciente.

A enteropatia diabética pode ser curada?

A enteropatia diabética pode ser reduzida e os sintomas aliviados significativamente com o tratamento apropriado e o controle geral da glicemia e outros fatores de risco. Geralmente, a prevenção de certos alimentos, exercícios adicionais, mudanças no estilo de vida (incluindo parar de fumar e reduzir o consumo de álcool), medicamentos ou mesmo cirurgia podem ser usados no tratamento da enteropatia diabética, dependendo da gravidade da doença.

A enteropatia diabética pode ser impedida?

A prevenção de enteropatia diabética é manter os níveis de glicemia em um nível ideal. Além disso, se você possui diabetes existente, monitore seus níveis de colesterol no sangue, níveis de pressão arterial, obtenha monitoramento médico regular e cuide da sua saúde com dieta, exercício e redução do estresse e mudanças químicas relacionadas no corpo.

Pode haver complicações com enteropatia diabética?

A enteropatia diabética pode levar a várias complicações, como desidratação, desequilíbrio eletrolítico, infecções ou mesmo obstrução intestinal. Se você notar algum sintoma, procure ajuda do seu médico. Lembr e-se de que a maioria das complicações pode ser evitada ou tratada adequadamente.

Como a enteropatia diabética está relacionada a outras doenças

O impacto do diabetes na saúde de uma pessoa é enorme. Vários órgãos e sistemas podem ser afetados adversamente, incluindo o sistema digestivo. A enteropatia diabética é uma das doenças que podem se desenvolver contra o fundo do diabetes.

Na enteropatia diabética, as fibras nervosas da mucosa gastrointestinal são danificadas, o que pode levar à motilidade intestinal prejudicada. Isso pode afetar a digestão. A enteropatia diabética também pode resultar em gastroparesia diabética, uma contração insuficiente do estômago.

Por sua vez, a gastroparesia diabética pode provocar ou agravar várias doenças. Por exemplo, a gastroparesia aumenta o risco de desenvolvimento de condições como esofagite, inchaço intestinal e hipoglicemia. Além disso, a gastroparesia diabética também pode afetar o trabalho de outros órgãos e sistemas internos com graus variados de gravidade.

A prevenção da ocorrência de enteropatia diabética e suas complicações consiste no próprio princípio da terapia com diabetes. Dev e-se cuidar da normalização dos níveis de glicose no sangue, nutrição adequada, conformidade com a atividade física necessária e o monitoramento da saúde.

Complicações da enteropatia diabética

Obstrução intestinal

Obstrução intestinal

A enteropatia diabética pode causar obstrução intestinal, que está associada à dificuldade de digerir alimentos. A obstrução se manifesta como dor abdominal nítida, vômito e constipação.

Hipoglicemia

A hipoglicemia é uma diminuição nos níveis de glicose no sangue. Na enteropatia diabética, a absorção de carboidratos é prejudicada, o que pode levar ao desenvolvimento da hipoglicemia. Os sintomas da hipoglicemia podem variar e incluir dor de cabeça, sudorese, tremor, sonolência e baixa coordenação de movimentos.

Processos inflamatórios

Quando os processos digestivos são prejudicados, os processos inflamatórios no estômago e intestino podem se desenvolver. Isso pode levar a gastrite, úlceras gástricas e duodenais, colite e outras doenças.

Deficiência de vitaminas e micronutrientes

Com enteropatia diabética, a absorção de substâncias úteis no intestino pode ser perturbada, resultando em uma deficiência de vitaminas e elementos de rastreamento. Deficiências de vitaminas e elementos traços podem levar a várias doenças e imunidade enfraquecida.

Síndrome do intestino irritável

Com enteropatia diabética, a síndrome do intestino irritável pode se desenvolver. Essa síndrome se manifesta como dor abdominal, constipação, diarréia e um sentimento de congestão intestinal. A síndrome do intestino irritável pode ser causada por distúrbios de digestão e absorção no intestino.