Possíveis causas de manchas da pele

As manchas no corpo podem aparecer devido a uma variedade de causas, incluindo queimaduras solares, acne, reações alérgicas, infecções fúngicas e outros problemas dermatológicos. Aprenda o que pode causar manchas da pele e como lidar com eles.

As manchas corporais podem aparecer por vários motivos e ter características diferentes. Eles podem ser temporários ou permanentes, pequenos ou grandes, claros ou escuros. Fatores externos, condições da pele, reações alérgicas e uma série de outras razões podem causar manchas da pele.

Uma das causas mais comuns das manchas do corpo é a exposição ao sol. Os raios ultravioleta podem danificar as células da pele e fazer com que as manchas da idade apareçam. Isso pode ocorrer como resultado da exposição ao sol prolongada ou após uma queimadura grave de curto prazo. Os pontos induzidos pelo sol são frequentemente marrom escuro ou de cor avermelhada e geralmente aparecem em áreas expostas da pele, como rosto, braços e pescoço.

Tipos de manchas corporais

As manchas no corpo podem ter várias causas e variar na aparência. Eles podem ser temporários ou permanentes, ser naturais ou ser uma conseqüência de vários processos patológicos no corpo. Vamos considerar alguns deles:

  • Pontos de pigmentação: são pontos associados a distúrbios da pigmentação da pele. Eles podem ser hiperpigmentação (manchas escuras) ou hipopigmentação (manchas de luz). As causas desses pontos podem ser devidas à disfunção de melanócitos, exposição ao sol, alterações hormonais e outros fatores.
  • Pontos vasculares: são pontos associados a vasos sanguíneos dilatados ou danificados na pele. Eles podem ser vermelhos brilhantes (redes capilares, hemangiomas) ou ter uma coloração azul roxa (hematomas, estrelas vasculares). Esses pontos podem ser causados por trauma, doenças vasculares ou alterações hormonais.
  • Pontos inflamatórios: são pontos associados a processos inflamatórios na pele. Eles geralmente são de cor avermelhada e podem ser acompanhados por vários sintomas, como coceira, vermelhidão, inchaço e descascamento. Esses pontos podem ser causados por várias doenças da pele, reações alérgicas ou infecções.
  • Pontos traumáticos: são pontos associados a trauma na pele. Eles podem ser hematomas, arranhões, abrasões ou queimaduras. A cor e a forma de tais pontos dependem da natureza da lesão e das características do corpo individual

Vídeo sobre o assunto:

Manchas solares

Manchas solares

As manchas solares podem ter tamanhos e formas diferentes. Eles podem ser marrons claros, marrom escuro ou preto. Eles geralmente aparecem em áreas expostas da pele, como o rosto, pescoço, braços e pernas, que são mais expostos aos raios do sol.

  • Uma maneira de evitar manchas solares é usar regularmente um protetor solar com um alto nível de proteção UV.
  • Também é recomendável evitar a exposição prolongada ao sol, especialmente durante períodos de exposição ao sol, das 10h às 16h.
  • Mas se as manchas solares já apareceram, você pode usar vários produtos cosméticos que ajudarão a melhorar a condição da pele e reduzir a visibilidade dos pontos.
  • Você também pode consultar um especialista que pode ajud á-lo a escolher o melhor tratamento para sua pele.

É importante lembrar que as manchas solares podem ser um sinal de danos à pele dos raios UV e pode aumentar o risco de desenvolver câncer de pele. Portanto, é importante procurar ajuda de um dermatologista se os pontos persistirem ou mudarem sua forma e cor.

Manchas de idade

As manchas da idade podem ser de natureza diferente e podem aparecer em diferentes partes do corpo. Eles podem estar relacionados aos processos naturais do envelhecimento da pele e mudanças na estrutura da pele.

Um dos tipos mais comuns de manchas de idade são manchas etárias, causadas por uma interrupção do metabolismo da melanina na pele. Esses pontos geralmente aparecem em áreas expostas do corpo, como rosto, pescoço, braços e decote.

  • Os melanócitos, as células da pele responsáveis pela produção de pigmento de melanina, torna m-se menos ativos com a idade. Isso pode levar à distribuição desigual de melanina na pele e manchas de intensidade variável.
  • A exposição ao sol é uma das principais causas das manchas da idade. Os raios ultravioletas estimulam a atividade dos melanócitos e contribuem para a formação de manchas na pele.
  • Alterações hormonais no corpo também podem ser a causa das manchas da idade. Por exemplo, as mulheres durante a gravidez podem experimentar a chamada “máscara de gravidez” – manchas escuras no rosto.

Para evitar manchas de idade, é recomendado:

  1. Evite exposição prolongada ao sol e use protetor solar com um alto nível de proteção.
  2. Siga uma dieta rica em antioxidantes e vitaminas que promovem a pele saudável.
  3. Use produtos cosméticos contendo ingredientes ativos, como os ácidos de vitamina C e alfa-hidroxi, o que pode ajudar a equilibrar o tônus da pele e reduzir a aparência das manchas da idade.

Se já apareceram manchas de idade, recomend a-se consultar um dermatologista ou cosmetologista que escolherá tratamentos e produtos eficazes para elimin á-los.

Q & amp; A:

Por que recebo manchas na minha pele?

As manchas na pele podem aparecer por vários motivos. Eles podem ser causados por queimaduras solares, uma reação alérgica, uma infecção ou mesmo um desequilíbrio hormonal. Se você estiver experimentando pontos na pele, é recomendável que você consulte um médico para um diagnóstico e tratamento precisos.

Como podem ser pontos no corpo nas crianças?

Nas crianças, os pontos de pele podem aparecer por vários motivos. Eles podem ser causados por uma reação alérgica a alimentos ou substâncias no ambiente, doenças infecciosas como catapora ou rubéola ou mesmo distúrbios genéticos. Se seu filho desenvolver manchas da pele, é recomendável ver um pediatra para diagnóstico e tratamento.

A pele pode ser um sinal de uma doença grave?

Sim, as manchas da pele podem ser um sinal de uma condição grave. Algumas doenças, como psoríase, eczema ou planus de líquen, podem se manifestar como manchas na pele. Além disso, alguns cânceres de pele podem começar com o aparecimento de pontos incomuns. Se você notar pontos incomuns na pele ou alterações na cor, forma ou tamanho, é recomendável que você consulte um médico para diagnóstico e tratamento.

O estresse pode causar manchas da pele?

Sim, o estresse pode ser uma das causas das manchas da pele. Em algumas pessoas, o estresse causa mudanças no sistema imunológico, o que pode levar a erupções cutâneas ou manchas na pele. Se você perceber que as manchas na pele aparecem após situações estressantes, é recomendável que você consulte um médico para diagnóstico e tratamento.

Como posso remover manchas da pele?

As manchas da pele podem ser removidas de maneiras diferentes, dependendo da causa de sua aparência. Alguns pontos podem desaparecer por conta própria com o tempo, especialmente se forem causados por fatores temporários, como queimadura solar ou uma reação alérgica. No entanto, se os pontos permanecer ou causar desconforto, é recomendável que você consulte um médico para prescrever tratamento especializado, como cremes ou tratamentos de iluminação da pele.

Quais são as causas das manchas do corpo?

As manchas podem aparecer no corpo por vários motivos. Uma das causas mais comuns é a pigmentação da pele, que pode ser causada por fatores genéticos, exposição ao sol ou alterações hormonais. Além disso, manchas no corpo podem ser o resultado de processos inflamatórios, reações alérgicas, infecções ou outras doenças.

Como você pode determinar o que causou os pontos no corpo?

Para determinar a causa do aparecimento de manchas no corpo, é necessário consultar um dermatologista. Ele ou ela realizará um exame, fará perguntas sobre sintomas e histórico médico e, possivelmente, solicitará testes adicionais, como exames de sangue, swabs, biópsias ou documentação fotográfica. Somente então será possível identificar a causa exata e prescrever o tratamento apropriado.

Manchas de acne

A causa das manchas da acne se deve ao excesso de produção de sebo (gordura) pela pele e ao acúmulo de células mortas da pele. Isso pode levar a poros entupidos, a formação de comedonas (pontos pretos) e inflamação. Quando a inflamação se desenvolve, pode levar a manchas da pele.

Para evitar manchas da acne, é recomendável que você limpe o rosto e o corpo regularmente, evite o uso excessivo de óleos e cosméticos que possam entupir os poros e observar sua dieta. Além disso, é importante evitar exagerar na acne, pois isso pode levar a ainda mais inflamação e manchas.

Caso você tenha pontos de acne, você pode consultar um dermatologista que pode ajudar a determinar a causa e prescrever o tratamento adequado. Isso pode incluir o uso de medicamentos, tratamentos de pele (como peelings) ou recomendações de cuidados com a pele.

Pontos de pigmentação

Uma das causas dos pontos de pigmentação é a exposição ao sol sem proteção UV. A exposição à luz solar faz com que a melanina seja produzida em excesso em certas áreas da pele, resultando em manchas escuras conhecidas como manchas solares ou manchas de idade. Esses pontos são mais comumente encontrados em áreas expostas da pele, como rosto, pescoço, braços e pernas.

  • As manchas solares podem ser evitadas usando filtros solares com um alto nível de proteção UV.
  • O uso regular de produtos com SPF ajudará a evitar a aparência das manchas da idade.

Outra causa de pontos de pigmentação é o melasma, uma condição crônica caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras no rosto, geralmente nas mulheres durante a gravidez ou devido a alterações hormonais. O melasma também pode ser causado por outros fatores, como genética, tomar certos medicamentos ou entrar em contato com produtos químicos agressivos.

  1. O melasma é difícil de tratar e pode exigir intervenção profissional, como um procedimento químico de casca ou laser.
  2. Como precauções, é recomendável usar protetor solar com alta proteção UV e evitar a luz solar direta.

Os pontos de pigmentação também podem ser causados pelo envelhecimento da pele. À medida que a pele envelhece, o processo de renovação celular diminui e a melanina pode se acumular em certas áreas, resultando em manchas de idade ou verrugas de pigmentação. Esses pontos são geralmente encontrados nas mãos, no rosto e no pescoço.

Precauções: Remédios:

Uso de filtros solares com um alto nível de proteção UV. Usando cremes com ingredientes clareadores, retinóides ou hidroquinona.
Evitando a exposição ao sol prolongado e o uso de roupas de proteção. Procedimentos como peelings químicos, fototerapia ou tratamentos a laser.

Pontos de alergia

Pontos de alergia

Os pontos de alergia podem vir em diferentes looks, formas e cores. Eles podem ser vermelhos, rosa, roxos ou até brancos. Seu tamanho também pode variar de pequenos pontos a grandes áreas de lesões. As manchas podem ser cobertas com escamas, têm uma superfície ondulada ou irregular.

Muitas vezes, os pontos de alergia são acompanhados pela coceira e vermelhidão da pele. Às vezes eles podem estar secos e escamosos. As manchas podem aparecer em áreas expostas da pele (por exemplo, face, pescoço, braços) e em áreas cobertas (por exemplo, costas, abdômen).

  • Contate alergias. As manchas podem aparecer como resultado do contato com um alérgeno, como plantas, animais, produtos químicos ou metais. Freqüentemente, os pontos são moldados para corresponder ao local do contato.
  • Alergias a comida. O aparecimento de manchas no corpo pode estar associado ao consumo de certos alimentos aos quais o corpo reage com uma reação alérgica. As manchas podem aparecer na pele e nas membranas mucosas.
  • Dermatite alérgica. Esta é uma condição inflamatória da pele que pode fazer com que os pontos apareçam. É frequentemente associado ao contato com vários alérgenos, como sabonetes, cosméticos, tecidos e outras substâncias.

Para diagnosticar e tratar pontos de alergia, você deve ver um alergista ou dermatologista. Eles conduzirão um exame, coletarão anamnese, possivelmente prescreverão testes de alergia ou outros estudos. Uma vez determinado a causa da reação alérgica, o tratamento será prescrito, que pode incluir ant i-histamínicos, pomadas ou cremes para reduzir os sintomas e eliminar os pontos.

Manchas de mordida de insetos

Manchas de mordidas de insetos

Quando mordido por um mosquito, uma mancha vermelha com uma pequena protuberância no centro pode se formar na pele. Isso se deve a uma reação à saliva do mosquito, que é injetada na pele junto com a mordida. Uma mordida de carrapato geralmente deixa uma mancha vermelha com um círculo vermelho mais brilhante ao redor da mordida. Uma picada de abelha pode causar inchaço e vermelhidão ao redor do local da picada.

  • Mosquitos: Uma picada de mosquito geralmente aparece como uma pequena mancha vermelha com uma pequena protuberância no centro. É frequentemente acompanhado pela coceira.
  • Ticks: as mordidas de carrapato geralmente deixam uma mancha vermelha com um círculo vermelho mais brilhante ao redor da mordida. Pode ser acompanhado de inchaço e coceira.
  • Abelhas: Quando ocorre uma picada de abelha, o inchaço e a vermelhidão podem ocorrer ao redor do local da picada. Pode ser doloroso e acompanhado pela coceira.

Se você de repente desenvolver pontos de picada de insetos e eles estão causando desconforto, é recomendável entrar em contato com seu médico ou farmacêutico para obter conselhos sobre tratamento e alívio dos sintomas. É importante lembrar que as picadas de insetos podem ser perigosas, especialmente se ocorrerem reações alérgicas, inchaço ou outros sintomas graves. Nesses casos, dev e-se procurar atendimento médico imediatamente.

Manchas de eczema

Com o eczema, muitas vezes há vermelhidão e inchaço da pele nas áreas afetadas, bem como a aparência de manchas secas e escamosas. Os pacientes com eczema também podem experimentar a formação de bolhas, que podem então se abrir para formar crostas. Se a condição for prolongada, os patches do eczema podem ficar mais escuros ou pigmentados.

Fatores genéticos, distúrbios do sistema imunológico ou contato com irritantes são geralmente a causa do eczema. O eczema é frequentemente agravado pelo estresse, mudança climática ou ingestão de certos alimentos.

Como tratar pontos de eczema

Como tratar pontos de eczema

  • Usando pomadas ou cremes contendo hormônios para reduzir a inflamação e coceira.
  • Evite o contato com possíveis alérgenos ou irritantes.
  • Mantendo a pele úmida usando cremes ou loções hidratantes especiais.
  • Usando preparativos especiais para suavizar e esfoliar as manchas secas.

Apesar do fato de que os pontos de eczema não são infecciosos e não representam um risco à saúde, eles podem piorar significativamente a qualidade de vida do paciente. Portanto, é importante consultar um dermatologista para aconselhamento profissional e prescrição de tratamento apropriado.

Manchas de acne

Pontos de acne

Os pontos de acne podem ter uma variedade de aparências diferentes. No início do desenvolvimento da acne, os pontos negros chamados Comedones aparecem na pele. Eles são formados devido ao entupimento dos poros da pele pelos plugues de sebo. Os comedonas podem ser abertos, quando o sebo oxida e fica preto ou fechado, quando o sebo permanecer branco.

À medida que a acne avança, os comedonas podem se transformar em pápulas ou pústulas inflamadas. Nesse caso, as manchas na pele ficam vermelhas ou rosa. A inflamação pode ser acompanhada de dor e coceira.

É importante observar que as manchas da acne podem permanecer na pele muito tempo depois que as manifestações ativas da doença desapareceram. Eles podem variar de cor de rosa a marrom. Pó s-acne é o termo usado para descrever os pontos pigmentados deixados para trás após a acne.

Para melhorar a condição da pele e reduzir as manchas da acne, é recomendado o seguinte:

  1. Cuide adequadamente com a pele usando limpadores leves.
  2. Use os preparativos com ação antibacteriana e anti-inflamatória.
  3. Você não deve espremer cravos, pois isso pode levar a um aumento na inflamação e ao risco de manchas.
  4. Evite queimaduras solares e use produtos com um alto nível de proteção UV.

Se o problema com as manchas da acne não esclarecer por conta própria, é aconselhável consultar um dermatologista ou cosmetologista. Eles poderão oferecer tratamentos profissionais e ajudar a restaurar a pele.

Pontos de trauma

Manchas de trauma

Lesões podem fazer com que manchas apareçam no corpo. Isso pode ser devido a contusões, abrasões, entorses, deslocamentos ou fraturas. Quando esse tipo de lesão ocorre, hematomas, contusões ou abrasões podem aparecer na pele.

As contusões são causadas por danos capilares e sangramento em tecidos moles. Eles podem variar de cor de azul a roxo ou esverdeado e mudar de cor ao longo do tempo. As abrasões ocorrem quando a pele entra em contato com um objeto ou superfície dura, elas são caracterizadas por uma violação da integridade da camada superior da pele.

Para acelerar o processo de cicatrização e reduzir a inflamação, é recomendável aplicar resfriado à área danificada, bem como usar medicamentos com ação reabsorvente e anti-inflamatória, que ajudará a reduzir os pontos e acelerar a regeneração da pele.