Sintomas, causas e tratamento da tireoidite autoimune

A tireoidite aut o-imune da glândula tireoidiana é uma doença inflamatória crônica que leva à função da tireóide prejudicada. No artigo, você aprenderá as causas, sintomas e métodos de tratamento desta doença. Também falaremos sobre dieta e estilo de vida que ajudarão a melhorar a condição da glândula tireóide.

A glândula tireóide é um órgão importante do sistema endócrino, responsável pelo funcionamento normal do corpo humano. A tireoidite aut o-imune é uma patologia endócrina comum que leva a mudanças na função da tireóide. Esta doença resulta de um mau funcionamento do sistema imunológico quando se perde e começa a atacar seus próprios tecidos e órgãos, incluindo a glândula tireoidiana.

Os sintomas da tireoidite aut o-imune podem variar de manifestações leves a evidentes. Normalmente, a doença se manifesta pela ampliação da glândula tireóide – o peito ao redor da garganta aumenta de tamanho, dificuldade em engolir, aparência de queima e dor na área do pescoço. No entanto, esses sintomas podem ser insuficientes e inespecíficos, abscesso paraezopageal, uma resposta profunda à cultura dos linfonodos cervicais pode ser adicionada.

A presença de tireoidite aut o-imune só pode ser determinada por exames de sangue especiais que mostram os níveis de hormônios da tireóide e anticorpos tireoidianos. Vários tratamentos para tireoidite autoimune estão agora disponíveis que podem reduzir os sintomas e melhorar a função da tireóide. É importante saber que o auto-tratamento nesse caso não levará a um resultado positivo; portanto, se você suspeitar da doença, consulte especialistas.

Causas do desenvolvimento da tireoidite aut o-imune

A tireoidite aut o-imune é uma violação do sistema imunológico, no qual dirige suas forças contra seus próprios tecidos da glândula tireoidiana. As causas desse distúrbio não são totalmente compreendidas, mas existem vários fatores que podem contribuir para o seu desenvolvimento.

  • Predisposição genética. A hereditariedade desempenha um papel importante na ocorrência de tireoidite autoimune. Se um membro da família teve essa doença, a probabilidade de seu desenvolvimento em herdeiros aumenta.
  • Gênero feminino. As mulheres sofrem de tireoidite aut o-imune 10 vezes mais frequentemente do que os homens. Isso se deve às características hormonais do corpo feminino.
  • Tensões. Preocupações nervosas, estresse crônico, altos níveis de atividade física podem reduzir as funções de proteção do sistema imunológico e causar o desenvolvimento da tireoidite autoimune.
  • Hábitos prejudiciais. Fumar, abuso de álcool, nutrição inadequada e falta de vitaminas e minerais podem afetar adversamente a glândula tireoidiana e contribuir para sua derrota pela tireoidite autoimune.

As razões para o desenvolvimento da tireoidite aut o-imune podem ser diferentes, mas é importante saber que, com encaminhamento oportuno a um médico e terapia adequada, essa doença pode ser efetivamente tratada.

Principais sintomas de tireoidite aut o-imune

A tireoidite aut o-imune pode se manifestar com vários sintomas, que podem variar dependendo do estágio da doença e da condição geral do corpo. Um dos principais sintomas da tireoidite autoimune é uma glândula tireóide aumentada, que pode ser perceptível ao toque ou observado no espelho.

Além disso, pacientes com tireoidite autoimune podem sofrer fadiga constante, fraqueza e um início irracional de dores de cabeça. Os sintomas de depressão e irritabilidade também podem aumentar, o que está associado à interrupção da tireóide.

A tireoidite aut o-imune é frequentemente associada a distúrbios gastrointestinais, como constipação, diarréia e gás. No entanto, esses sintomas também podem ocorrer em outras doenças, por isso é importante não confiar apenas na presença deles para o diagnóstico

Alguns pacientes com tireoidite autoimune podem sofrer problemas com memória, concentração e clareza mental. Eles podem ter dificuldade em tomar decisões e mostrar insatisfação com sua própria produtividade no trabalho.

Também entre os sintomas da tireoidite autoimune pode incluir: deterioração da qualidade do cabelo e da pele, tontura frequente e dor nas articulações. Todos esses sintomas podem ser associados a distúrbios da tireóide, por isso é importante consultar um médico quando eles ocorrem.